O conceito de ejaculação precoce é caracterizado quando o indivíduo chega ao orgasmo em menos de um minuto após a penetração.
Ocorrendo ocasionalmente não há motivo para maiores preocupações, mas sendo um problema recorrente e impactando diretamente na auto estima e na qualidade das relações sexuais, deve-se dar a devida atenção e procurar ajuda especializada.
Alguns homens ainda têm resistência e preferem não falar sobre o tema, mas não deveriam ter medo nem vergonha: a ejaculação precoce é um problema mais comum do que se imagina e afeta homens de todas as idades. De acordo com estimativas médicas, um em cada três homens apresentou ou apresenta essa disfunção no decorrer da vida.
A ejaculação normal é uma reação ao estímulo sexual e que ocorre antes, durante ou poucos minutos após a penetração. Já a ejaculação precoce é a incapacidade de controlar a ejaculação, o que faz com que o homem ejacule antes do que gostaria ou antes de conseguir satisfazer o(a) parceiro(a).
É importante ter em mente que ejacular antes do esperado uma vez ou outra é comum e não deve ser motivo de preocupação. O problema é quando a situação se torna recorrente e passa a atrapalhar a vida sexual e/ou o relacionamento com o(a) parceiro(a). Também é preciso ficar atento, pois o problema pode ser sintoma de outras doenças, como a disfunção erétil. Se ele persistir por mais de um mês, é importante procurar ajuda.